MUSCULAÇÃO PARA TERCEIRA IDADE - Seus benefícios no Envelhecimento

February 6, 2018

A musculação tem um papel fundamental para a melhora da saúde e qualidade de vida do idoso, desde que haja a orientação de um profissional habilitado e qualificado.

 

O sedentarismo, combinado com outros fatores de risco, contribui para o aumento de doenças cardiovasculares e crônicas, sendo as principais o diabetes mellitus, a osteoporose, o câncer de cólon, de pulmão e de próstata. Assim, o sedentarismo é o estilo que vida que traz os maiores problemas no envelhecimento.

Um programa de musculação bem elaborado pode resultar em inúmeros benefícios para os idosos, os principais são:

1 - Aumento da força muscular;

2 - Pequeno aumento da potência muscular;

3 - Aumento das fibras musculares;

4 - Pequeno aumento da área de secção transversal do músculo;

5 - Diminuição dos níveis de dores;

6 - Diminuição de gordura intra-abdominal;

7 - Melhoria dos fatores neurais;

8 - Diminuição da porcentagem de gordura;

9 - Diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares;

10 - Diminuição dos riscos de desenvolvimento de diabetes;

11 - Diminuição de lesões causadas por quedas;

12 - Aumento da capacidade funcional;

13 - Melhora da postura geral;

14 - Aumento da motivação e auto estima;

15 - Aumento da agilidade, da flexibilidade e da resistência;

16 - Melhora na velocidade de andar, no equilíbrio e na ingestão alimentar;

17 - Diminuição da depressão;

18 - Melhora dos reflexos;

19 - Manutenção da densidade óssea, prevenindo a osteoporose e suas consequências degenerativas.

 

Porém, é fundamental que o profissional conheça as variáveis que envolvem o processo de envelhecimento humano e os efeitos crônicos de atividades físicas como a musculação, podendo interferir positivamente no aumento de expectativa dos idosos. Por este motivo, é interessante o acompanhamento de um Personal Trainer, que faça um atendimento exclusivo às necessidades de cada aluno.

 

No MOOVIN contamos com profissionais qualificados e especializados, que poderão lhe atender em horários exclusivos, dar toda atenção e orientação necessária, buscando sempre resultados positivos e com o menor risco a sua saúde e integridade.

 

Referências: 

ESTORCK, A; ERBA, I. L. L; CORREA, R. C. Os efeitos da musculação para terceira idade no desenvolvimento da qualidade de vida. Faculdade de Educação Física de Sorocaba (ACM), Sorocaba, Brasil, 2012.

ZAWADSKI, A. B. R; VAGETTI, G. C. Motivos que levam as idosas a frequentarem as salas de musculação. Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal, S.P. v. 7, n. 10, 2007.

 

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