RECUPERAÇÃO PÓS MASTECTOMIA COM RPG E PILATES

October 18, 2016

O câncer de mama é o tumor mais comum entre mulheres, apresentando alta taxa de incidência e mortalidade. Atualmente as formas mais comuns de intervenção para esta patologia podem incluir cirurgia e radioterapia. Como consequência destes procedimentos algumas complicações físicas e funcionais podem ocorrer, destacando-se: alteração de sensibilidade local, dor, peso, diminuição do movimento e edema no braço do mesmo lado à cirurgia, e alterações na postura corporal.

Além disso, para pacientes pós mastectomia a falta do peso da mama e as complicações do tratamento podem alterar a biomecânica causando alterações posturais importantes, tais como: anteriorização da cabeça, protrusão de ombro, acentuação das curvas da coluna (lordose e cifose), elevação do ombro e escápula para o lado operado, rotação da pelve, inclinação da cabeça para o lado contralateral à cirurgia.

A RPG Souchard, pode auxiliar as mulheres que passam por mastectomia atuando sobre a respiração, manutenção ou ganho de amplitude de movimentos, melhora na percepção corporal e controle do quadro álgico.

A recuperação da mastectomia ainda inclui a realização de exercícios diariamente, para mobilizar o braço do lado da mama que foi removida, a fim de evitar que o braço e ombro fiquem rígidos.

Devido às alterações posturais, observa-se quão benéfica pode ser a prática de exercícios do Método Pilates, auxiliando na reabilitação dessas mulheres, visto que, quando realizado com cautela, tende a contribuir com o equilíbrio corporal. O método pode ser uma forma eficaz para a prevenção e manutenção no tratamento dos desvios posturais apresentados por mulheres mastectomizadas.

Considera-se, portanto, que a prática de exercícios físicos durante o tratamento de câncer contribuiu com melhorias dos aspectos psicológico, social e físico, porém é importante considerar quais atividades podem ser desenvolvidas com esse público e em qual momento do tratamento podem ser inseridas. Por este motivo o Método Pilates é considerado uma boa opção, uma vez que permite o atendimento individualizado e personalizado, respeitando a necessidade de cada caso.

 

Referências:

 

BARBOSA, Juliana de Assis Novais; AMORIM, Maria Helena Costa; ZANDONADE, Eliana e DELAPRANE, Marina Lima. Avaliação da postura corporal em mulheres com câncer de mama. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. [online]. 2013, vol.35, n.5, pp.215-220. ISSN 0100-7203. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-72032013000500005

 

CASTRO Filha, Jurema Gonçalves Lopes de, MIRANDA, Ana Karine Pires, MARTINS Júnior, Francisco Farias, COSTA, Herikson Araujo, FIGUEIREDO, Karla Régia Ferreira Viana, OLIVEIRA Junior, Mario Norberto Sevilio de, GARCIA, João Batista Santos. (2016). Influências do exercício físico na qualidade de vida em dois grupos de pacientes com câncer de mama. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 38(2), 107-114. https://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2015.11.008

 

HADDAD, Cinira Assad Simão; SAAD, Marcelo; PEREZ, Maria del Carmen Janeiro e MIRANDA JUNIOR, Fausto. Avaliação da postura e dos movimentos articulares dos membros superiores de pacientes pós-mastectomia e linfadenectomia. Einstein (São Paulo) [online]. 2013, vol.11, n.4, pp.426-434. ISSN 1679-4508. http://dx.doi.org/10.1590/S1679-45082013000400004.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

©2019 por Agulak